publicidade
Laurie Locci Pires
1-
Nome:King
Raça:Lhasa Apso
2-
Nome:Tobby
Raça: Labrador
3-
Nome:Mimi
Raça:SRD
4-
Nome:Belinha
Raça:Maltes
5-
Nome:Jeff Tweedy
Raça:Calopcita
Eles merecem todo o nosso Amor!
Entrevista com Dra. Maria Carolina Pinto Carreira
Compartilhe essa entrevista  |
Para muitas pessoas eles são a alegria da casa e um estímulo para o bem-estar e a qualidade de vida. Nesta entrevista, a médica veterinária Maria Carolina Pinto Carreira, fala dos cuidados essenciais com estes animais de estimação.
 
 
 
O perfil e o estilo de vida da pessoa devem ser considerados na hora de escolher um animal de estimação?
 
Dra.Maria Carolina: Quando uma pessoa decide ter um animalzinho de estimação, o ideal é consultar um veterinário para pedir informações sobre qual raça escolher para seu estilo de vida (se casa ou apartamento, se pratica atividades externas, se tem tempo para escovação da pelagem, passear com o animal, quais os cuidados básicos no primeiro ano, vida adulta e velhice, pois o tipo de alimentação muda de acordo com a idade do animal.
É fundamental que ele sinta-se amado e aceito por todos da casa, receba atenções e cuidados especiais.
 
 
 
Ao adquirir ou adotar um animal doméstico que medidas preventivas são necessárias para que ele se desenvolva de forma saudável?
 
Dra.Maria Carolina: Acompanhamento veterinário regular no seu primeiro ano, socialização como creche e parques (lembrando dos cuidados vacinais, vermífugos e pour on), higiene e muito amor!!!
 
 
 
Com que frequência deve ser feita a higienização dos cães (banho e tosa) para a saúde da pelagem?
 
Dra.Maria Carolina: Dependerá da raça do animal e se vai à rua com regularidade, se fica dentro de casa, se sobe nas camas e sofás, mas não deve ser mais de que uma vez por semana e menos que uma vez por mês. Assim, fica um período bom para controle de parasitas e qualidade de pele e limpeza dos ouvidos.
 
 
 
Qual a importância da chipagem nos animais de estimação?
 
Dra.Maria Carolina: Acho fundamental por questões de saúde pública, para conhecermos melhor nossa população de animais de estimação, controle de doenças, controle da "posse responsável". Para o dono, significa mais segurança, pois em cada consulta verificamos o chip, para saber se realmente aquele animal pertence a quem o trouxe. Utilizamos um microchip com um banco de dados internacional, que pode ser lido em outros países em caso de extravio em viagens. Neste banco constam todas as informações vacinais, vermífugos, pour on, exames, e se este animal apresenta alguma patologia, para quem o encontrar saiba dos cuidados especiais que deve ter. É um procedimento seguro, indolor e de custo baixo. 
 
 
Que cuidados as pessoas devem ter ao escolher um pet shop?
 
Dra.Maria Carolina: Primeiro lugar é a higiene, verificar a qualidade do atendimento e se existe um veterinário presente para acompanhamento dos animais, que responda pelo estabelecimento. É preciso verificar se os produtos são de qualidade e se tem registro no MAPA. Deve-se notar também o comportamento do seu animalzinho, se ele gosta de entrar no local, se ele volta do banho sem vermelhidão na pele, com o pelo bem sequinho e sem nó.
 
 
 
Fonte: Terapia com animais
 
Deixe seu comentário:
Nome:
Comentario:
Digite os caracteres que você vê na imagem


Comentários
FACECÃO A REDE SOCIAL DO SEU AMIGUINHO - 2012 ©Todos os direitos reservardos
Desenvolvido por: ELLOS DESIGN