publicidade
Laurie Locci Pires
1-
Nome:King
Raça:Lhasa Apso
2-
Nome:Tobby
Raça: Labrador
3-
Nome:Mimi
Raça:SRD
4-
Nome:Belinha
Raça:Maltes
5-
Nome:Jeff Tweedy
Raça:Calopcita
CUIDADO COM FILHOTES DE CÃES
Entrevista com Prof. José Luis Astolphi, mestre em zootecnia
Compartilhe essa entrevista  |
Quais os cuidados necessários com os filhotes de cães em sua primeira semana de vida?
 
Altolphi: Os primeiros 12 dias de vida são conhecidos como período neo-natal, onde o cachorrinho depende 100% da mãe, precisando de aquecimento, estímulos para urinar e defecar e principalmente para mamar. Nesta fase temos que nos preocupar com a mãe, é importante alimentá-la bem, higienizar o local de permanência da família e evitar “visitas”, como por exemplo, pegar no colo, brincar e expor ao frio.
 
 
Na primeira semana longe da mãe, o que fazer? Deixá-lo dentro ou fora de casa?
 
Altolphi: Essa é uma decisão difícil, pois se este novo morador for ficar fora de casa ela já deve ir pra este local, uma vez que a troca de local no futuro trará muitos problemas. Como dica para evitar o choro, podemos colocar um bichinho de pelúcia, assim o cãozinho não se sente tão só. Não podemos esquecer também de aquecer o local onde ele ficará com cobertores ou até com aquecedores de ambiente.
 
 
Quanto as vacinas, quais precisam ser administradas? E em qual período?
 
Altolphi: A recomendação é procurar um médico veterinário para recomendar as vacinas necessárias para a região brasileira específica. Abaixo está uma lista com as principais vacinas necessárias. A administração deve iniciar a partir dos 45 dias de vida. 
 
a. Vacina Óctupla: Previne as seguintes doenças:  Coronavirose, Cinomose, Hepatite (adenovirose I), Adenovirose II, Leptospiroses, Parvovirose e Parainfluenza. 
Deve ser administrada quando o cão tiver 60 dias (2 meses); a segunda dose quando o cão tiver 90 dias (3 meses) e a terceira dose quando o cão tiver 120 dias (4 meses). O reforço dessa vacina deve ser anual. Isso significa que deve ser novamente administrada quando o cão tiver 1 ano e 2 meses.
 
b. Vacina antirrábica: É uma vacina obrigatória por lei que protege o cão contra a raiva. Deve ser ministrada uma semana após a terceira dose da vacina óctupla. Deve ser anualmente reforçada.
 
c. Vacina contra giardíase: Não é obrigatória, embora seja de grande utilidade contra o parasita giárdia. Pode ser feita a partir dos 60 dias de idade, em duas doses, sendo que a segunda dose deve ser dada 30 dias após a primeira.
 
 
Qual o momento de tomar o primeiro banho?
 
Altolphi: O ideal é esperar 60 dias e após este período, tomar cuidado para que os banhos sejam rápidos, evitar o choque de temperatura no começo e no final do banho, e é claro, sempre utilizar produtos específicos para os animais.
 
 
Depois de quanto tempo de vida posso começar a fornecer uma ração aos filhotes?
 
Altolphi: A partir da 3 semana os filhotes já podem receber o alimento balanceado que está disponível para a cadela, porém o desmame completo deve ser realizado após 45 dias, sendo que o ideal é adquirirmos um cãozinho já desmamado, desta maneira o filhote sofrerá menos e a adaptação ao novo lar será mais fácil.
 
 
Qual o momento mais apropriado para o primeiro passeio no parque?
 
Altolphi: Neste caso a resposta nem sempre agrada os donos, pois sempre que compramos um filhote temos necessidade de apresentá-lo aos amigos, caminhar e passear. Porém essas atividades só devem ser realizadas após a aplicação de todas as vacinas.
 
 
Como fazer para que o filhote defeque e urine sempre no mesmo local?
 
Altolphi: Não é uma tarefa simples, exigindo paciência e dedicação do proprietário. O primeiro passo é escolher um local pequeno e fácil de limpar, com um jornal ou outro tipo de material descartável e absorvente. Sempre após as refeições levar o animal neste local e esperar cerca de 15 a 20 minutos, pois após as refeições o animal tem maior probabilidade de defecar e urinar. Neste momento devemos ter as tirinhas vitaminadas Nhac! , como uma forma de recompensar pelo bom comportamento.
 
Cães dificilmente são treinados com broncas, então bater e esfregar o nariz do animal no chão sujo não trará os resultados esperados. Já o estimulo positivo, a recompensa, carrega em si, maiores chances pra você atingir seu objetivo. Para facilitar o processo de reconhecimento do local podemos utilizar o olfato dos nossos cães, recolhendo urina e fezes e deixando enroladas em jornal no local desejado, pois esse odor vai atrair os filhotes para defecar e urinar sempre no mesmo local.
 
 
Fonte:Matsuda
 
Deixe seu comentário:
Nome:
Comentario:
Digite os caracteres que você vê na imagem


Comentários
FACECÃO A REDE SOCIAL DO SEU AMIGUINHO - 2012 ©Todos os direitos reservardos
Desenvolvido por: ELLOS DESIGN